O PROJECTO BHUMI, extensão do Restaurante Gosto Superior, é uma iniciativa de responsabilidade social e ecológica, que visa retribuir à Terra e à terra, todas as dádivas que estas nos oferecem, criando assim um circulo virtuoso e pagando o nosso débito com o planeta dissipando as nossas pegadas ecológicas.
QUEM SOMOS
MISSÃO &
PROPÓSITO
Queremos ser um projecto piloto e um laboratório de experiência das várias formas de agricultura, regeneração de solos e ecosistemas, documentando as mesmas e à procura do melhor tipo que se enquadre e adapte-se à nossa região e localização.
Queremos produzir produtos de elevada qualidade e ao mesmo tempo criar um processo de regeneração do terreno (simbióticos entre si, respeitando e criando biodiversidade), alargando assim o leque de opções de sabores e sensações nos pratos do restaurante. Queremos proporcionar às pessoas (clientes do GS e não só) a oportunidade de experimentar, saborear e viver experiencias em contacto com a Natureza.
Queremos interagir o máximo possível com a comunidade envolvente, criando emprego, awareness e um exemplo viável de cultivo agro-ecologico.
Queremos partilhar e atrair pessoas afins através de workshops, divulgados no GS e no Facebook do mesmo, criando assim uma rede de pessoas interessadas e que possam fazer parte do processo de construção deste projecto.
DESIGN EM
PERMACULTURA
O projecto Bhumi usou os princípios de design em Permacultura para planear e concretizar os sonhos do projecto.
Com a consultoria do Yassine Benderra (projecto agro-ecológico do Soajo) foi criado um desenho do espaço e tem-se vindo a implementar e gerir as várias fases e áreas de intervenção.
É importante entender que o desenho do projecto é contínuo e moldável às observações e análises feitas durante o processo de construção, implementação e manutenção do projecto. Vamos fazendo os ajustes perante as necessidades, capacidades e possibilidades do projecto.
A permacultura é um sistema de desenho fundado em éticas e princípios que podem ser usados para estabelecer, desenhar, coordenar e melhorar todos os esforços feitos por indivíduos, lugares e comunidades que trabalham para um futuro sustentável.
O centro da permacultura está nos três princípios éticos: cuidar da terra, cuidar das pessoas e partilha justa. Eles formam a base do design em permacultura e também se encontram na maioria das sociedades tradicionais.
As éticas são mecanismos que evoluem culturalmente regulando os interesses individuais, dando uma melhor compreensão dos resultados bons e maus. Quanto maior o poder da civilização humana, mais critica se torna a ética para a sobrevivência cultural e biológica.
Os princípios de desenho em permacultura são ferramentas para perceber, que quando usadas todas juntas, nos permitem desenhar nosso entorno e nosso comportamento num mundo de baixa energia e recursos.
Estes princípios são universais, alguns dos métodos usados para expressá-los variam muito de acordo com o lugar e situação. São relevantes para nossa re-organização pessoal, econômica, social e política